Novos tutores do Curso do EDPOPOP SUS passam por treinamento

Formação ocorre entre os dias 2 e 6 de março no campus da Uemasul

Os profissionais de saúde que vão ministrar conteúdos para as turmas do Curso de Aperfeiçoamento do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, EDPOPOSUS, vão passar por curso de formação. A capacitação é realizada nas dependências do campus da Universidade Estadual da Região Tocantina, Uemasul, entre os dias 02 e 06 de março, das 8h às 17h.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEP’s, Manoel Alves, explica que os educadores vão ser capacitados em oito eixos temáticos que passam pela criação, missão e território do Agente Comunitário de Saúde, processo doença/saúde, Educação Popular e Humanização em Saúde. Os novos tutores serão profissionais das áreas de Saúde e Educação que já participaram do Curso EDPOPSUS em anos anteriores.

“Essa formação é para professores /educadores que já fizeram o curso EDPOPSUS como profissionais da UFMA, alguns com doutorado, enfermeiros e pessoas da área da educação que estão envolvidas nesse processo e que agora vão receber esta importante formação”, detalhou Manoel Alves.

Com o fim da capacitação, o próximo passo será a abertura de inscrições para as turmas do Curso EDPOPOSUS. A previsão é de que na segunda quinzena de março já estejam abertas inscrições para oito turmas de ACS.

“As primeiras turmas do ano terão como prioridade os 297 novos Agentes Comunitários de Saúde que tomaram posse no fim do ano passado”, frisou.

O secretário municipal de saúde, Ely Samuel dos Santos Silva, ressalta a capacitação de professores e do curso EDPOPOSUS como fundamental para o Município garantir melhor atendimento em saúde. “A importância da capacitação é para que nós consigamos fazer multiplicadores e possamos dar um atendimento melhor à nossa população, trazendo um tratamento humanizado, pessoal e profissional”, frisou.

O curso

O curso integra a área de extensão da conceituada Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, e vem sendo ofertado em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e Governo do Estado. A Fiocruz entra com material de apoio que deve chegar semana que vem do Rio de Janeiro, o Governo do Estado disponibiliza os profissionais de saúde que vão formar os tutores e o Município fornece os ACS e coordena administrativamente o curso por meio do NEPs.

Bastante elogiado pelo conteúdo e forma de repasse, o curso formou três turmas em 2018 e três turmas em 2019 e para 2020 serão oito turmas que abordarão a educação popular em saúde cuja grade é trabalhada pela Fiocruz e aborda temas transversais como diabetes, hipertensão, tuberculose e outros.

Nesse site utilizamos cookies para nossa análise e com isso oferecer melhorias em sua experiência de uso e navegação. Você concorda? SIM Leia Mais