domingo, 12 de julho de 2020
99 98821-3143
Saúde

13/02/2020 às 19h35 - atualizada em 14/02/2020 às 19h20

175

André Gomes

Imperatriz / MA

Município intensifica vacinação contra o sarampo
Público-alvo são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos
Município intensifica vacinação contra o sarampo

Por Kalyne Cunha


O sarampo é uma doença infecciosa grave e pode matar, a única forma de evitar o contagio é pela vacina. Em virtude do problema, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica, preparou equipe de saúde responsável pela ampliação da cobertura vacinal da campanha contra o sarampo que visa estimular pais e responsáveis sobre os riscos da não vacinação dos filhos. A campanha que iniciou dia 10 de fevereiro vai até 13 de março, o público-alvo são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, com Dia ‘D’ de mobilização em 15 de fevereiro, sábado.


De acordo o Ministério da Saúde, o Maranhão está entre os nove estados que não atingiram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal em 2019, ficando com 90% do índice. As vacinas estão disponíveis para a população nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, para imunização basta o usuário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, juntamente com a caderneta de vacinação. Usuários em outras faixas etárias poderão atualizar o esquema vacinal de acordo com a demanda de vacinas de cada unidade.


O esquema montado para atingir o público alvo é esclarecido pela coordenadora geral da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira Gomes, que esclarece a mudança de sistema pelo Ministério da Saúde. “A gestão do prefeito Assis Ramos, preocupada com os índices de cobertura do nosso estado, preparou e treinou as equipes de saúde que estão trabalhando para atualização vacinal da campanha. No novo sistema, cada pessoa terá seu prontuário eletrônico, por meio da inserção do número do cartão SUS. No sistema, haverá as informações de vacina que o usuário recebeu e assim nós montaremos um prontuário pessoal para cada indivíduo”, relata. A coordenadora explica ainda, que por algum motivo o usuário não possuir a caderneta de vacina ele, também, será vacinado.


O que é o sarampo?


É uma doença causada por um vírus e é altamente contagiosa, quem estiver infectado pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, espirra, fala, ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. 


No intervalo de 3 a 5 dias, pode aparecer sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham posteriormente pelo corpo. Um alerta a ser levado em consideração e que pode indicar gravidade é a persistência da febre após o aparecimento das manchas, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.


De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo pode causar algumas complicações em determinadas fases da vida.


Crianças


- Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;


- Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;


- Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;


- Morte - 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.


Adultos


- Pneumonia.


Gestantes


- Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso. A vacina é contraindicada durante a gestação.


FONTE: ASCOM-SAÚDE

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium