domingo, 12 de julho de 2020
99 98821-3143
Geral

11/02/2020 às 15h22 - atualizada em 14/02/2020 às 19h05

233

André Gomes

Imperatriz / MA

Meio ambiente intensifica ações de arborização urbana
Em 2019 foram doadas e plantadas mais de 6 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em pontos diversos da cidade
Meio ambiente intensifica ações de arborização urbana


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, intensifica ações do Programa Municipal de Arborização Urbana. A campanha que trás como tema “Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida” visa ampliar a cobertura vegetal arbórea, aumentar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental do município.


“A ideia é popularizar as diretrizes existentes para arborização da cidade por meio de plantios, doações de mudas, espaços de debate, distribuição de folheto informativo com a temática de arborização urbana. Além disso, propomos reflexão onde, muitas vezes, além de transmitir o conhecimento podemos vivenciar os benefícios que as árvores produzem para a saúde física e mental da população”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda. 


As atividades são coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh com a distribuição de material informativo sobre os critérios a serem observados no plantio, as espécies arbóreas indicadas e recomendações de manejo da muda. “A exemplo de anos anteriores, vamos continuar intensificando a campanha de arborização urbana informando sobre a importância de realizar o plantio e o manejo de espécies arbóreas adequadas para o perímetro urbano, permitindo que as árvores desempenhem plenamente sua função ecológica” enfatiza Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental.



As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Além disso, muitas árvores apresentam aplicabilidade econômica, sendo muito utilizadas pelo ser humano. Em 2019, a Secretaria do Meio Ambiente fez o plantio de 1.315 mudas de arvores nativas e frutíferas, destaque para ipês, açaí, oiti, buriti, mogno, pequi, bacuri, jacarandá, mangueira, sobreiro, sabonete e nim. Além disso, também foram doadas 4.765 mudas durante ações nos bairros e povoados e no viveiro municipal.


Para serem saudáveis, as árvores da cidade têm que conviver bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito, fios elétricos e telefônicos, por isso seu plantio deve ser planejado. A Lei Ordinária Municipal, 1.642/2016, dispõe sobre a Política de Controle e Fiscalização dos Passeios Públicos e institui a maneira adequada para implantação de calçadas verdes na arborização urbana.  








FONTE: Secretaria do Meio Ambiente

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium