Terça, 07 de abril de 2020
99 98821-3143
Saúde

13/03/2020 às 14h59

70

André Gomes

Imperatriz / MA

Inscrições para o Curso de Formação do EDPOP SUS são antecipadas
Interessados devem se dirigir ao Departamento de Atenção Básica
Inscrições para o Curso de Formação do EDPOP SUS são antecipadas
Antes das inscrições serem abertas foi realizada uma capacitação para os facilitadores que vão atuar nas próximas turmas. (Foto: João Rodrigues)

Os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e demais profissionais da área já podem se inscrever para as turmas do Curso de Aperfeiçoamento do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, EDPOPOSUS, no município de Imperatriz. As inscrições, que foram antecipadas, podem ser realizadas até o fim deste mês no Departamento de Atenção Básica, na Avenida Getúlio Vargas, próximo à praça Brasil, das 8h às 17h.


O coordenador do programa e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEP's, Manoel Alves, explica que a antecipação se deu por questões estratégicas.


“As inscrições foram antecipadas tendo em vista que os ACS, tanto veteranos quanto novatos, estão imbuídos de fazer o cadastro de todas as famílias, de todos usuários da Atenção Primária, então resolvemos antecipar as inscrições”, justifica acrescentando que as inscrições são gratuitas.


A coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, reforça que o curso é muito importante por abordar conteúdos sobre a realidade social, a geografia, além de possibilitar aos ACS a compreensão e valorização da linguagem e costumes das comunidades. Com a capacitação, os profissionais podem prestar um melhor atendimento à população.


Sormane Branco ressalta que o curso tem como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde, mas é estendido aos demais profissionais do Município. “O EDPOP SUS é direcionado aos ACS, com foco principal nos 297 que foram empossados no último concurso, mas vale ressaltar que também é para todos os profissionais da Atenção Básica e nossa expectativa quanto ao curso é a melhor possível”, disse.


Com 21 anos como Agente de Saúde, Simone Miranda Guimarães se mostrou animada para participar do curso. Nessa quarta-feira, ela foi uma das primeiras a se inscrever. “Em todas as capacitações que são oferecidas eu participo, é uma oportunidade de aprender mais, trazer novas experiências, e melhorar nossa qualidade de serviço junto à comunidade”, comemorou a ACS que tem como área de atuação a “Grande Vila Nova”.


Manoel Alves destacou que o curso vem sendo ofertado desde 2018 numa parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, e o Governo do Estado.


Início das turmas


Para 2020 são ofertadas oito turmas do Curso de Formação do  EDPOPSUS no Município de Imperatriz, o maior número em três anos. Na semana passada foi realizada um curso de formação de facilitadores. A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de abril.

FONTE: AG

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium