GERAL

GERAL/style

POLICIAL

POLICIAL/style

Mobilização do PR em Santa Inês atrai milhares de partidários e simpatizantes

Tasso e Perillo abrem mão de candidatura, e Alckmin aceita ser presidente do PSDB

Plenário derruba veto do prefeito Assis Ramos por 13 votos a 6

Acompanhe as principais notícias sobre política em Imperatriz

Confira a lista de concursos e seletivos abertos no Maranhão

Juro Zero

Juro Zero

POLÍTICA

POLÍTICA/style

ESPORTE

ESPORTE/style

CULTURA

CULTURA/carousel

OPORTUNIDADES

EMPREGO/block

Governo do Estado do Maranhão faz capacitação de enfermeiros e médicos da região Tocantina


Governo do estado  faz capacitação de enfermeiros e médicos 

O Maranhão encontra-se em primeiro lugar em número de notificações para a Leishmaniose Visceral, sendo considerada uma zoonose/endemia de grande importância para a saúde pública. Nos últimos três anos a região de Imperatriz notificou 228 casos de LV, com 88 só no ano de 2017, constituindo-se numa região importante no contexto epidemiológico da doença, ocupando a terceira região do Maranhão em número de notificações.

Tendo em vista a alta incidência e aumento da letalidade pela LV na região, a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Programa Estadual de Vigilância em Controle, em parceria com a Regional de Saúde de Imperatriz está realizando uma capacitação em diagnóstico e tratamento para profissionais médicos e enfermeiros dos 15 municípios da região. A capacitação está sendo ministrada pelo Médico Infectologista Dr. Jackson Maurício, pesquisador da Fiocruz e referência nacional para o agravo, bem como pela Dra. Monique Maia coordenadora do programa estadual.

A coordenadora regional de saúde dra. Iracilda espera que com esse encontro seja possível fazer o diagnóstico mais precoce possível garantindo um tratamento rápido e adequado.

Além da capacitação, a equipe fará reuniões técnicas em serviço com profissionais do Hospital Municipal de Imperatriz, principal unidade de atendimento aos pacientes com LV.

Agenda de atividades: 18 set - reuniao tecnica com equipe de Joao Lisboa para fortalecer estrategias de prevencao, controle da LV e LTA e assistencia ao paciente; 19 a 21 set - Oficina para Capacitacao de medicos e enfermeiros em diagnostico e tratamento das Leishmanioses; 21 set - Reuniao tecnica com medicos do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrao) e Palestra para estudantes de medicina da Ufma.

Nenhum comentário